logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Receita Federal regulamenta a “Autorregularização Incentivada de Tributos” para contribuintes com débitos fiscais

10/01/2024

A medida permite o pagamento dos débitos com redução de até 100% das multas e juros
Foi publicada, no Diário Oficial da União hoje (29), a Instrução Normativa RFB Nº 2.168, que regulamenta o programa de autorregularização incentivada de tributos, conforme previsto na Lei Nº 14.740, de 29 de novembro de 2023. Trata-se de importante medida que incentiva os contribuintes a regularizarem débitos não declarados, evitando autuações e litígios tributários.

Leia mais...

Seminário Providências para o Encerramento de Mandato

Rio de Janeiro 08/04/2016

O Seminário sobre Procedimentos para Encerramento de Mandatos, realizado dia 0704/2016 pela AEMERJ no auditório da FECOMERCIO, mobilizou vários prefeitos e prefeitas e representações de áreas técnicas das prefeituras fluminenses, totalizando um publico de 140 participantes. Contou com palestrantes de importantes instituições como o IBAM, a CGU e o TCE-RJ o que qualificou os debates e discussões junto aos gestores e lideranças municipais presentes.

Na abertura do Seminário o presidente da AEMERJ, prefeito Anderson Zanon ressaltou na abertura do evento a relevância do tema e da iniciativa da AEMERJ, considerando que este ano o encerramento dos mandatos municipais são marcados pelo enorme desafio dos gestores municipais em fechar suas contas em face dos enormes cortes de repasse que atingem de forma contundente todos os municípios fluminenses o que foi reforçado pelo Dr. Silvestre de Almeida Teixeira – Conselheiro da OAB-RJ, advogado da AEMERJ.

O Representante do IBAM Sr. Marcos Flavio R. Gonçalves enfatizou a importância em todos os ritos da transição de mandatos e destacou mecanismos e instrumentos que podem ser utilizados pelos municípios. da mesma forma o Sr Marcelo Paluma Ambrózio da CGU ressaltou os marcos legais que a União dispõe para a efetivação da transição de governo e os devidas correspondências que os municípios podem se utilizar para a mesma tarefa. Enfatizou ainda o sistema de ouvidoria que a CGU vem implantando junto aos municípios fluminenses. O representante do TCE-RJ Sr. Júlio César dos Santos Martins apresentou os marcos legais e as restrições para o fechamento das contas na forma da Lei e suscitou um amplo debate sobre os desafios que as gestões municipais fluminenses enfrentam para fechar suas contas no contexto de restrições orçamentárias muito significativas.

Veja as apresentações.

Marcos Flávio R. Gonçalves 

Marcos Flávio R. Gonçalves - Propaganda Institucional em ano de Eleição

Marcelo Paluma Ambrózio

Júlio César dos Santos Martins

 

Free Joomla Lightbox Gallery

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook