logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Receita Federal regulamenta a “Autorregularização Incentivada de Tributos” para contribuintes com débitos fiscais

10/01/2024

A medida permite o pagamento dos débitos com redução de até 100% das multas e juros
Foi publicada, no Diário Oficial da União hoje (29), a Instrução Normativa RFB Nº 2.168, que regulamenta o programa de autorregularização incentivada de tributos, conforme previsto na Lei Nº 14.740, de 29 de novembro de 2023. Trata-se de importante medida que incentiva os contribuintes a regularizarem débitos não declarados, evitando autuações e litígios tributários.

Leia mais...

APROVADO PROJETO QUE ALIVIA FINANÇAS DE MUNICÍPIOS ATÉ O FIM DO ANO

Rio de Janeiro 2807/2016

Suspensão do pagamento de precatórios foi solicitada por prefeitos

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta quinta-feira (28/07), o projeto de lei 2.055/16, que autoriza a suspensão, até o fim do ano, da exigência de precatórios por parte do estado, municípios e suas autarquias. Os precatórios são ordens expedidas pela justiça para que órgãos públicos paguem valores devidos.

O projeto, assinado por 16 deputados, foi redigido após um encontro com cerca de 30 prefeitos realizado na última quarta no plenário da Casa, pelo Fórum de Desenvolvimento do Estado. Na ocasião, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Aemerj), Anderson Zanon, prefeito de Sapucaia, na Região Serrana, alertava: em meio à crise, as cidades correm risco de não cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Muitos municípios estão vergados sob o peso dos precatórios e não estão conseguindo pagar. Vão deixar isso como restos a pagar num ano em que a LRF não permite isso, por ser o último ano de mandato.”

Líder do Governo na Casa o deputado Edson Albertassi (PMDB) disse que o texto será importante para que os municípios paguem por serviços essenciais. “Com uma espécie de moratória dada pelo Tribunal de Justiça até o dia 31 de dezembro deste ano, eles poderão priorizar as contas da saúde, educação e segurança pública”, afirmou.

Assinam o projeto dos precatórios os deputados Edson Albertassi (PMDB), Luiz Paulo (PSDB), Tio Carlos (SDD), Martha Rocha e Janio Mendes (PDT), Milton Rangel e Marcia Jeovani (DEM), Marcio Pacheco (PSC), Ana Paula Rechuan e Rosenverg Reis (PMDB), Tia Ju (PRB), Carlos Minc (sem partido); Wanderson Nogueira e Paulo Ramos (PSol), Dr. Sadinoel (PMB), e Comte Bittencourt (PPS).

O texto seguirá para o governador em exercício, Francisco Dornelles, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar.

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook