logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar  
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

Rio de Janeiro 26/02/2018

O Comitê Guandu/RJ e a CEDAE apresentaram projetos e editais para esgotamento de municípios da bacia do Guandu. O evento aconteceu na sede da CEDAE, no Rio de Janeiro, e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.

O Comitê Guandu/RJ e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) realizaram na última quinta-feira, 11 de janeiro, a cerimônia de entrega dos projetos de esgotamento sanitário para oito municípios e de lançamento de editais para a elaboração dos projetos para outros seis da Região Hidrográfica II (RH II) – Guandu.

Os projetos de esgotamento sanitário foram desenvolvidos de forma descentralizada por meio de Termos de Cooperação Técnica firmados entre a CEDAE e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), com verbas do Comitê Guandu/RJ provenientes da cobrança pelo uso de recursos hídricos, como determina a Lei estadual nº 5.234/2008, para os municípios da RH II. Oito municípios receberam os projetos finalizados: Paracambi, Queimados, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Piraí, Seropédica, Itaguaí e Miguel Pereira .

Na ocasião, também foram lançados os editais que permitirão contemplar o desenvolvimento, em até 360 dias, dos projetos para os seis demais municípios da região: Rio Claro, Mangaratiba, Japeri, Vassouras, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes.
O município de Rio Claro foi representado pelo Prefeito José Osmar de Almeida e por Cid Magalhães Silva Júnior, que foi Secretário de Meio Ambiente e Agricultura no exercício de 2017.
Em Rio Claro, as ações serão focadas no tratamento de esgoto na zona rural.

Além de aumentar a qualidade de vida atual e futura dos habitantes da região, a execução dos projetos diminuirá a carga poluidora lançada nos corpos hídricos afluentes à captação da maior estação de tratamento de água do mundo, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro.

AEMERJ pelos Municípios