logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

Rio de Janeiro 24/04/2018

PREFEITURA ESPERA VACINAR MAIS DE TRÊS MIL PESSOAS CONTRA A GRIPE

Campanha de imunização começa em sete unidades médicas do Município na 3ª feira


A campanha de vacinação contra a gripe influenza no Município de Quatis começa nesta terça-feira, dia 24 de abril, em sete unidades médicas da rede pública, cinco delas situadas na área urbana e as outras duas na zona rural. Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, a expectativa da prefeitura é vacinar um total de 3.286 moradores até o dia 01 de junho, quando a campanha nacional será encerrada em todo o país. Nas unidades médicas de Quatis, a aplicação das doses acontecerá de 9 às 16h30m, de segunda a sexta-feira.

Os postos relacionados para aplicar a vacina em Quatis são os seguintes: Clínica da Família (bairro Nossa Senhora do Rosário); unidades do Programa Saúde da Família dos bairros Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri; postos de saúde dos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos na zona rural, além da Casa da Criança, que funciona na Praça Getúlio Vargas 7, próximo à igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário. Com exceção da Casa da Criança – que vai imunizar apenas crianças – as outras seis unidades vão vacinar os moradores de todos os segmentos indicados para receber o medicamento.
Ana Lúcia Galvão reforça que a vacinação contra a gripe influenza terá como público-alvo os seguintes segmentos da população: Crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas – mulheres que deram à luz (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; população privada de liberdade (encarcerados); funcionários do sistema prisional; professores da rede pública e privada; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).

- A vacinação em Quatis acontecerá de forma permanente nas unidades médicas, sempre no mesmo horário, mas no decorrer da campanha de imunização equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde irão às residências dos pacientes acamados para aplicar o medicamento. Estamos organizando esse trabalho e iremos informar às respectivas famílias através dos agentes comunitários de saúde. Por determinação do prefeito Bruno de Souza (MDB), planejamos ainda postos volantes nas comunidades rurais mais distantes, a exemplo do que ocorreu na imunização contra a febre amarela – declarou Ana Lúcia, salientando que o calendário de vacinação volante também será divulgado.

Se não tratada rapidamente, a gripe influenza, cujo vírus é transmitido entre as pessoas, pode evoluir para uma pneumonia, principalmente entre os idosos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e portadores de doenças crônicas. Além da vacinação, as autoridades da saúde apontam os seguintes procedimentos no sentido de evitar o contágio da doença: lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso comum, entre eles facas, garfos e copos; evitar tocar mucosas dos olhos, nariz e boca; ter boa alimentação e ingerir bastante líquido; evitar contatos com pessoas que apresentem os sintomas da gripe e manter sempre os ambientes arejados.