logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

Rio de Janeiro 07/11/2018

A Secretaria Municipal de Educação confirmou para esta quarta e quinta-feira, dias 07 e 08 de novembro, a eleição direta visando escolher os novos diretores gerais e diretores adjuntos das escolas e creches municipais. As chapas vencedoras vão ser empossadas no próximo dia 01º de janeiro e cumprirão um mandato de dois anos. A apuração dos votos do pleito desta quarta-feira será iniciada logo após o encerramento da votação, e a transição entre os atuais e novos diretores acontecerá de 17 a 21 de dezembro.

Os horários de votação vão ser de 8 às 17 horas (unidades de ensino que funcionam em dois turnos); 7 às 20 horas (unidades com três turnos de funcionamento); 18h30m às 21 horas (Escola Municipal Professor Pessoa de Barras, onde são ministradas as aulas do projeto Educação para Jovens e Adultos), e de 8 às 11 horas (Escola Municipal Benta Pereira, que se localiza na comunidade de Joaquim Leite).

Terão direito a voto os seguintes segmentos da comunidade escolar: servidores efetivos e funcionários contratados lotados há pelo menos seis meses na unidade; pai, mãe ou responsável por alunos com até 16 anos de idade; servidores efetivos do Governo do Estado do Rio de Janeiro cedidos para as escolas e creches que tenham atuação nestas unidades; servidores e funcionários contratados com filhos matriculados nas escolas ou creches; e professores de outras cidades cedidos para a unidade onde houver a eleição.

Já os critérios solicitados dos candidatos aos cargos em disputa foram os seguintes: graduação em pedagogia e pós-graduado em gestão escolar ou administração escolar, que tenham três anos de efetivo exercício na rede municipal de ensino. O outro critério é o tempo de atuação na escola ou na creche, sendo dois anos para diretor geral e três anos para diretor adjunto.

A apuração dos votos acontecerá na própria unidade escolar, sob a supervisão de uma comissão eleitoral central, que tornará oficial o resultado do pleito no dia 21 de novembro de 2018, a partir das 16 horas. Isso porque, entre a data da eleição e a divulgação do resultado haverá prazos para apresentação e julgamentos de possíveis recursos.

Das 11 escolas municipais, sete ficam na área urbana: Victória Maria dos Prazeres (Jardim Pollastri), Maria Helena Rafael De Elias, Julieta Sampaio - foto, Pessoa de Barros (as três no Centro), Henry Nestlé (São Benedito), Edméa Dulce Barros Franco (Jardim Independência) e CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário). Já na zona rural se localizam as escolas municipais Benta Pereira (Joaquim Leite), Carlos Campos de Faria (Falcão), Irmã Elisabete Alves (comunidade quilombola de Santana) e Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim). As creches municipais estão situadas no Loteamento Santa Bárbara (Professora Adriana Souza) e Jardim Pollastri (professora Conceição Pena).