logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA FRIBURGO

Rio de Janeiro 7/11/2019

Mini chefs recebem premiação por projeto em parceira com Rotary Olaria

Alunos de escolas municipais participaram da culminância do projeto “Mini Chef Sustentável” 2019, integrado ao projeto “Se educar, muda”, do Rotary Club de Nova Friburgo Olaria, na última segunda, 04, no Roqueano Social Clube.

A cerimônia de premiação contou com a presença de alunos das escolas Cecília Meireles, Messias de Moraes Teixeira e Helena Coutinho, servidores das respectivas unidades, o secretário de Educação, Igor Pinto, integrantes da equipe pedagógica da secretaria e vários membros do Rotary Olaria, que organizaram a premiação.

O evento foi aberto pelo presidente do Rotary, Roberto Vianna, que conduziu os trabalhos da mesa solene. Foram entregues certificados aos membros do clube que ficaram responsáveis pela realização e acompanhamento do projeto nas escolas, aos parceiros que colaboraram de alguma forma, para que, ao final, fosse feita a premiação das escolas. Roberto Vianna reforçou muito a importância da preservação do meio ambiente para todos os presentes, especialmente as dezenas de alunos participantes.

O projeto Mini Chef Sustentável tem o intuito de mostrar aos alunos como partes normalmente desprezadas dos alimentos podem ser aproveitadas. O objetivo é estimular o uso integral dos alimentos, a criatividade na utilização dos ingredientes e a reeducação alimentar. As equipes das escolas foram divididas para criar três tipos de prato: entrada, prato principal e sobremesa.

As três escolas receberam um kit de compostagem, oferecido pela Organokits, parceira do Rotary. As composteiras ajudam a transformar orgânicos em adubos. Palestras sobre compostagem foram ministradas nas unidades como forma de conscientização ambiental pelo voluntário Guilherme, que fez a entrega das composteiras. Em paralelo, foram realizadas, também, oficinas de artesanato com aproveitamento de sobras de materiais que seriam descartados (tecido, botões, materiais plásticos, cones de linha, etc.), oferecidas pela voluntária Joana, membro do Rotary.

Traçando um paralelo com as Olimpíadas, todos os mini chefs subiram ao palco e foram agraciados com medalhas, mostrando que mais importante do que o troféu, era o conhecimento adquirido, levado para a vida toda, e multiplicado, transmitido aos pais também. Por isso, as medalhas foram colocadas pelos próprios alunos nos colegas. Antes da divulgação da classificação final, o secretário Igor Pinto agradeceu ao Rotary pela parceria com SME, já existente há anos, enalteceu a participação dos alunos, fez um agradecimento especial às diretoras e professores das unidades participantes e à Íris Thurler, responsável pelos projetos especiais da secretaria, por seu empenho. Encerrou dizendo que todos eram vencedores e que abraçaria cada um após a premiação, em nome do Prefeito Renato Bravo.

O presidente do Rotary explicou a dificuldade em definir a classificação, pois as notas foram muito próximas. Cada prato foi avaliado separadamente para que as notas do prato de entrada, principal e sobremesa fossem somadas e, assim, definidos o 1º, 2º e 3º lugares.

O 1º lugar ficou com a escola Helena Coutinho, localizada no loteamento Nosso Sonho, bicampeã do projeto. O 2º lugar ficou com a escola Cecília Meireles, do Cascatinha. E o 3º lugar ficou com a escola Messias de Moraes Teixeira, em Olaria. A diretora da bicampeã, Márcia Gomes, expressou toda sua alegria: “É muita emoção! Só tenho a agradecer à minha equipe. Sem ela nada disso teria acontecido. Agradecer às crianças pelo empenho e dedicação! Meu coração transborda de emoção!”, encerrou a diretora.