logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

Rio de Janeiro 7/11/2019

CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS TUTELARES

COMEÇA NESTE SÁBADO E VAI ATÉ DEZEMBRO

Aulas vão ser ministradas no auditório da prefeitura

Diplomados no dia 29 de outubro, durante uma cerimônia realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis, os dez novos conselheiros tutelares do Município (cinco titulares e cinco suplentes) iniciam mais uma etapa antes de serem empossados oficialmente. A partir deste sábado, 09, começa a capacitação prevista no edital relacionado ao processo através do qual foram eleitos os novos conselheiros. A capacitação ocorrerá sempre aos sábados, nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, além do dia 07 de dezembro, de 8 às 17 horas, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis.

A capacitação está sendo organizada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), com apoio da prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município. Segundo a presidente do CMDCA, assistente social Flávio Paiva, o edital correspondente à eleição do conselho tutelar estabelece a obrigatoriedade de participação nesta capacitação de todos os conselheiros vencedores do pleito, “sob pena de eliminação daquele que faltar a uma das etapas do treinamento”.

As aulas da capacitação que se inicia neste sábado, 09, serão ministradas pelo teólogo, educador social e escritor social Lauro Trindade, que abordará os seguintes temas: “O conselho tutelar e a relação com a rede protetiva”, “Relação do colegiado do conselho tutelar, instrumentais e atendimentos”, “Artigos mais usuais e importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente para memorização e conhecimentos”, “O que deve e o que não deve ser o conselheiro tutelar”, “Novos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, “Noções básicas sobre violência sexual contra criança e adolescente” e “Palestras motivacionais, empoderamento, dicas diárias para o trabalho em rede e no colegiado”. A carga horária de toda a capacitação será de 40 horas.

Os conselheiros tutelares eleitos no dia 06 de outubro, por meio de uma votação direta entre os eleitores cadastrados na cidade, foram Dary Tarcísio de Lima, Ana Cláudia Ferreira de Souza, Ana Paula Eduardo, Lúcia Helena Silva Canil, Vanderléia da Silva Santos (todos titulares), Edlena Santos Catete, Maria da Conceição Braga Duarte de Vargas, Jorcelaine Rodrigues dos Santos Silva, Aline das Graças Nogueira e Francisca Josilena da Silva (estes cinco últimos, membros suplentes). A cerimônia de posse dos eleitos, que vão exercer os seus mandatos no quadriênio 2020-2023, acontecerá no próximo dia 10 de janeiro, com a presença do prefeito Bruno de Souza (MDB).