logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUATIS

Rio de Janeiro 12/11/2019

RETA FINAL: PRÉ-MATRÍCULA PARA ESCOLAS

MUNICIPAIS E CRECHES TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA

Pais ou responsáveis devem se dirigir à unidade mais próxima

Os pais ou responsáveis que ainda não realizaram a pré-matrícula para as 11 escolas ou as duas creches da rede municipal de ensino devem ficar atentos: em razão do feriado da proclamação da República (dia 15 de novembro), o prazo termina nesta quinta-feira, 14. A pré-matrícula é necessária visando fazer com que a Secretaria de Educação do Município forme as turmas em cada unidade escolar para o ano letivo de 2020. Um levantamento divulgado pela prefeitura em outubro passado apontou que, atualmente, a rede municipal de ensino tem 2.338 alunos matriculados.

Titular da Secretaria de Educação da Prefeitura de Quatis, a professora Patrícia Vidal lembra que a pré-matrícula deve ser realizada de 8 às 16 horas, no caso de crianças e alunos da educação infantil ao ensino fundamental). Já o horário estabelecido para a pré-matrícula dos estudantes do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) é de 17 às 20 horas.

Segundo ainda a secretária de Educação, a prefeitura vai priorizar a matrícula dos alunos nas unidades situadas mais perto das suas respectivas residências. Porém, se o número de vagas disponíveis na escola for inferior à demanda, os estudantes serão direcionados para os bairros mais próximos, “dentro da disponibilidade existente de vagas”.

- É importante reafirmar que a pré-matrícula não assegura automaticamente a vaga, motivo pelo qual os pais ou responsáveis deverão retornar às unidades de ensino em janeiro com o objetivo de efetivar a matrícula – declarou a professora Patrícia Vidal, segundo quem as faixas de idade para pré-matrícula nas duas creches municipais são as seguintes: berçário (crianças nascidas entre os dias 01º de abril e 03 de outubro de 2019); maternal I (crianças nascidas entre 01º de abril de 2018 e 31 de março de 2019); e maternal II (crianças nascidas entre 01º de abril de 2017 e 31 de março de 2018).

Já no que diz respeito à pré-matrícula nas escolas municipais, as faixas de idade estabelecidas são crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2016 e 31 de março de 2017 (maternal III); crianças nascidas entre 01º de abril de 2015 e 31 de março de 2016 (pré-escolar I); crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2014 e 31 de março de 2015 (pré-escolar II); e crianças nascidas entre os dias 01º de abril de 2013 e 31 de março de 2014 (CBA – Ciclo Básico de Alfabetização).

Por sua vez, os estudantes interessados em se matricular no EJA (Educação de Jovens e Adultos) deverão ter completado 15 anos de idade até o dia 31 de março de 2020. Neste caso específico, a pré-matrícula deve ser feita apenas na Escola Municipal Pessoa de Barros, que funciona nas dependências da Escola Municipal Maria Helena Rafael de Elias, no Centro de Quatis.

As duas creches municipais se localizam no bairro Jardim Pollastri, na área central da cidade, e no Loteamento Santa Bárbara, que fica na região populacional acima da linha férrea. As escolas municipais estão situadas nos bairros Centro (Escola Maria Helena Rafael De Elias, Escola Julieta Sampaio e Escola Professor Pessoa de Barros); Jardim Pollastri (Escola Victória dos Prazeres); São Benedito (Escola Henry Nestlé); Jardim Independência (Escola Edméa Dulce de Barros Franco), Nossa Senhora do Rosário (CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias), além das comunidades rurais de Falcão (Escola Carlos Campos de Faria), São Joaquim (Escola Anésia Alves de Oliveira), Joaquim Leite (Escola Benta Pereira) e Santana (Escola Irmã Elisabete Alves).

Confira os documentos necessários para a pré-matrícula, cujo prazo se encerra nesta quinta-feira: certidão de nascimento e comprovante atualizado de residência (para todas as crianças e alunos, independente da fase escolar); declaração de escolaridade da sua unidade de origem (estudantes que pretendem mudar de escola no próximo ano, e os alunos em cuja escola atual não existe a fase seguinte para a continuidade dos seus estudos).