logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Centro de Referência em Educação Ambiental Casa Verde

O Centro de Referência em Educação Ambiental Casa Verde deu início às suas atividades em julho de 2009, a partir do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Pinheiral e a Petrobras.

O CEREA foi criado com o propósito de fomentar e garantir a sustentabilidade dos projetos desenvolvidos em educação ambiental nas escolas do município, através de cursos para formação na área de meio ambiente, visitas técnicas, oficinas e atividades direcionadas que deem suporte às escolas, contribuindo para a sensibilização dos alunos e demais membros da comunidade escolar quanto à importância da conservação dos recursos naturais.

O Centro dedica-se também ao trabalho com as comunidades locais (Associações de Moradores, Centros de Convivência de Idosos, entidades religiosas, entre outros) buscando, através de campanhas, palestras e oficinas uma participação popular consciente nas questões ambientais do município.

Atividades de Educação Ambiental 2020 e 2021
Oficina de Vaso Auto irrigável

 

I. Público alvo

Crianças atendidas pela Academia da Saúde – Programa do Governo Federal

II. Data

16/01/2020 – Academia da Saúde Centro
31/01/2020 – Academia da Saúde Três Poços

III. Descrição Metodológica

A equipe do CEREA realizou com as crianças, que frequentam as atividades oferecidas pela Academia da Saúde, a oficina do vaso auto irrigável.
O material utilizado para a oficina foi tesoura, tampas e garrafa pet, barbante, terra, hortaliças.

Em um primeiro momento as educadoras ambientais falaram da importância do cultivo de alimentos em nossa casa e os benefícios que essa prática traz à saúde e ao meio ambiente. Após, cada crianças pode confeccionar seu próprio vaso. As mudas escolhidas para o plantio foram de hortelã, incentivando as crianças a conhecerem a sua função medicinal e sua utilização na produção de temperos.

O vaso auto irrigável é composto por cordões que funcionam como uma raiz artificial, que proporcionam e garantem a umidade ideal para o desenvolvimento das plantas por vários dias.

IV. Número de participantes

Academia da Saúde Centro – 22 crianças
Academia da Saúde Três Poços – 22