logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Rio precisa parar

Rio de Janeiro 24/03/2021

A AEMERJ – Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro e o COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, conclamam toda população fluminense, Prefeitas e Prefeitos, Secretárias e Secretários de Saúde para uma ação conjunta visando conter a crescente transmissão da Covid 19 e diminuir drasticamente a circulação do vírus em todo o nosso estado.

O cenário é de extrema gravidade e de tomada de decisão para garantir a defesa da vida da população, por meio da adoção de medidas restritivas de circulação de pessoas, para evitar aglomerações e propagação do vírus. A Covid-19 é uma doença contagiosa transmitida principalmente pela via respiratória, portanto somente a não reunião de pessoas em qualquer tipo de espaço pode evitar o contágio. O vírus está nas pessoas!

A sobrecarga do sistema de saúde traduz-se no aumento impactante de internações, tanto em enfermarias e principalmente em UTI, levando ao esgotamento da capacidade instalada dos hospitais e das equipes de saúde em todas as regiões do estado.

Importante destacar que, ao ser absolutamente inevitável sair de casa ou estar com outra pessoa, faz-se necessário manter distanciamento e uso de máscara, como ação de prevenção e proteção contra o contágio pela Covid 19, orientações amplamente validadas cientificamente.

Prefeitos, Secretários, líderes empresariais, comunitários e religiosos: é hora de decisão para salvar vidas, como única possibilidade de resgate do desenvolvimento do estado, das atividades econômicas, da garantia de emprego e renda e de segurança social para toda população do estado.

Apontamos o dia 26 de março como data de início para intensificação de decisões conjuntas para conter a circulação do vírus, aproveitando o período do feriado prolongado aprovado pela ALERJ, para intensificação de dez dias de combate à transmissão da Covid 19. É urgente barrar a circulação o vírus! Vírus estão nas pessoas! Quanto mais demora, pior fica a economia e vidas se perdem!

O Governo do Estado no seu papel estratégico de coordenação das ações deve reforçar e apoiar as urgentes medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 nas diversas regiões do estado.

Apostamos na Vacina para todos! Vacina Já! No fortalecimento do SUS como o sistema de saúde capaz de cuidar de toda população!! SUS FORTE! SUS VIVO!!

Rio pela Vida! AEMERJ e COSEMS-RJ

Luiz Antonio da Silva Neves
Presidente da AEMERJ

Rodrigo Oliveira
Presidente do COSEMS RJ