logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Defesa Civil do Rio promove capacitação para bombeiros do interior

 

Rio de Janeiro 18/03/2015

Como parte do ciclo de instruções da Escola de Defesa Civil RJ, a secretaria de estado de Defesa Civil do Rio promove, nestas quarta e quinta-feira (18 e 19), das 9h às 18h, o Curso Básico de Proteção e Defesa Civil para cerca de 50 bombeiros das regiões Centro Sul e Costa Verde. A capacitação terá continuidade no mês de abril, quando serão contempladas as regiões Norte-Noroeste, Metropolitana e Baixadas Litorâneas.

O curso aborda as ações globais de Redução do Risco de Desastres, o Mapa de Ameaças Naturais, planos de contingência, o projeto Agente Comunitário Escolar, o sistema de alerta e alarme por sirenes, as Unidades de Proteção Comunitária e questões relacionadas à legislação básica de Proteção e Defesa Civil.

Durante as aulas, que acontecerão no Comando de Bombeiro de Área da Região Centro Sul, também serão apresentados os projetos e os resultados da Defesa Civil RJ para o aumento da resiliência frente aos desastres de origem natural. Para o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano, o curso apresenta temas fundamentais para o melhor desempenho de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros em suas atividades.

"A capacitação é uma oportunidade de adquirir conhecimentos estruturais com o objetivo de promover a cultura da redução de risco de desastres. O curso também possibilita sinalizar ações para o desenvolvimento de uma resiliência institucional da Rede Integrada de Proteção e Defesa Civil do Estado, além da troca de experiência entre os envolvidos", ressalta o tenente-coronel Romano.

As capacitações tiveram início na primeira semana de março, com a participação dos militares da Capital, da Baixada Fluminense e da Serrana. Esta última, que aconteceu nos dias 11 e 12, contemplou 34 bombeiros. As aulas foram ministradas no auditório do quartel de Teresópolis (16º GBM).

Fonte: O DIA