logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Governo do estado recupera 92 pontes na região serrana

Rio de Janeiro 08/04/2015

NOVA FRIBURGO – O Governo do Estado recupera 92 pontes na Região Serrana, com investimento no valor de R$ 101,7 milhões, resultado da parceria com o governo federal e o Banco Mundial. Estruturas importantes para o escoamento de produtos agrícolas e industriais, algumas dessas pontes em Teresópolis e Nova Friburgo, prejudicadas pelas enchentes de janeiro de 2011, foram inspecionadas nesta segunda-feira (6/4) pelo governador Luiz Fernando Pezão.

– O objetivo é valorizar o interior fluminense, para que os municípios se desenvolvam cada vez mais, gerando renda e emprego. Com as pontes que já entregamos, ajudamos na produção no campo. Agora, faltam inaugurar poucas passagens para concluir o trabalho feito pelo Estado na Serra – disse Pezão.

A Secretaria de Obras já entregou 20 pontes e ainda vai reconstruir mais sete unidades. Das sete, duas já estão em andamento (Cruzeiro, em Teresópolis, e Fazenda São Guido, em São José do Vale do Rio Preto), uma, em Barra Alegre, em Bom Jardim, que se encontra em processo de licitação e outras quatro estão em adequação de projeto (Madruga em Teresópolis, Banquete, em Bom Jardim, e Chica e Faria, em Santa Maria Madalena).

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) já concluiu 22 pontes e tem mais duas em andamento sobre o Rio Paquequer em Sumidouro, além da previsão de reconstruir uma ponte de acesso à BR-116 em São José do Vale do Rio Preto, enquanto a Secretaria da Agricultura já entregou 40 pontes e pontilhões na área rural dos municípios mais atingidos pelas enchentes. Além desses órgãos, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura de Bom Jardim investem na reconstrução de outros acessos na região.

O governador inspecionou pontes em Teresópolis e Friburgo. Em Teresópolis, foram vistoriadas as seguintes pontes: Estrelinha; Bonsucesso, no Centro; Subida dos Prates; RJ-134; Vale Alpina; Água Quente I e II; Bonsucesso, na localidade de mesmo nome; e Vieira I, II e III. Já em Friburgo, foram inspecionadas as pontes Barraco dos Mendes I e II; Três Picos; Salinas I e II; Rio Grande I, II, III e IIII; Pilões I e II; Prainha I e II; Buraco do Sapo II e III; Córrego Frio (Nega Fulô); e Córrego Dantas I e II.

Moradora da região de Salinas desde que nasceu, a agricultora Maria Altina Brantes, de 55 anos, elogiou a recuperação da ponte Salinas I, que fica próxima à sua residência, em Friburgo.

– A passagem foi destruída pelos temporais e ficou impossível de transportar os produtos agrícolas. Com a recuperação da estrutura, os carros e caminhões de transporte de lavoura passam tranquilamente pela região – afirmou a agricultora, que tem uma plantação de brócolis.

Veículos reforçam agricultura no interior

O Governo do Estado entregou em Nova Friburgo oito caminhões basculantes que vão integrar a frota da Emater, da Secretaria de Agricultura. Avaliados em R$ 1,5 milhão, os veículos – adquiridos com recursos do Banco Mundial, por meio do programa Rio Rural – vão reforçar as patrulhas mecanizadas do programa Estradas da Produção, que já atuam em todas as regiões do estado, na manutenção e recuperação de estradas vicinais para facilitar o escoamento da produção agrícola e o deslocamento da população.

– A recuperação das pontes e os novos caminhões são muito importantes porque essa é uma das regiões mais prósperas em agricultura familiar do Rio de Janeiro e até do Brasil. O investimento é um incentivo para fomentar a produção e gerar renda nos municípios serranos – explicou o secretário de Agricultura, Christino Áureo.

Segundo o prefeito de Friburgo, Rogério Cabral, as obras ligadas à agricultura e à conservação de estradas ajudam no desenvolvimento da região.

– Essa parceria é muito importante para Nova Friburgo, porque fortalece nossa região e movimenta nossa economia, dando oportunidades de desenvolvimento para os pequenos produtores rurais – afirmou o prefeito.