logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

O Presidente da AEMERJ, Prefeito Anderson Zanon toma posse na Diretoria da ABM

 

Rio de Janeiro 06/07/2015

O Presidente da AEMERJ, Prefeito Anderson Zanon toma posse na Diretoria da ABM, além do Presidente Zanon o Rio de Janeiro tem mais dois representantes na diretoria eleita, Vicente Guedes, Ex-Prefeito de Rio das Flores e de Valença e Carlos Pereira, ex-prefeito de Tanguá.

A diretoria da ABM eleita para o triênio 2015-2018 tomou posse em Brasília nessa quarta-feira (1), durante o Encontro Regional de Municípios do Centro Oeste. Eduardo Tadeu Pereira, reeleito presidente da entidade fez a entrega dos diplomas aos novos membros e apresentou as ações da ABM ao longo de sua trajetória de 69 anos, relatando os desafios enfrentados durante seu mandato e que foram superados até a entidade atingir estabilidade e dinamismo.

O processo de eleição, realizado em fevereiro, contou com a inscrição de chapa única no âmbito dos três conselhos: Deliberativo, Fiscal e Diretor, todos eleitos por aclamação dos presentes. A diretoria da ABM conta com 37 membros, entre prefeitos, ex-prefeitos e agentes municipalistas. O vice-presidente da ABM é o prefeito de Patrocínio Paulista (SP), Marcos Ferreira, e prefeito de Gaspar (SC) Celso Zuchi assumiu a presidência do Conselho Fiscal . “Tivemos a preocupação de montar uma diretoria representativa do ponto de vista territorial, de gênero e partidário”, relata Eduardo. A atual composição conta com cerca de 30% de mulheres, prefeitos de 11 partidos e representantes de todas as regiões do país, com 16 estados.

Entre as ações previstas pela nova diretoria estão a ampliação do diálogo entre os municípios e os demais entes federativos – Estados e União; e a criação de uma nova dinâmica na relação entre as entidades municipalistas e o Congresso. “As definições do Congresso têm interferido muito no cotidiano das Prefeituras, a exemplo dos prazos para encerramento dos lixões e a definição dos pisos salariais. Queremos ser consultados antes da votação de projetos como esse”, afirma o presidente.

A nova diretoria também pautou como uma de suas principais bandeiras a luta contra a judicialização da gestão e criminalização dos agentes políticos; a oferta de capacitação e assistência técnica aos governos municipais; a busca pela revisão da Lei de Licitações e Responsabilidade Fiscal e o aprimoramento do Pacto Federativo.

Confira aqui a composição da nova diretoria.