logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Informações compartilhadas em benefício da gestão pública

Rio de Janeiro 08/10/2015

Ao final do primeiro dia do 5º Congresso Fluminense de Municípios, Cleber Pereira de Oliveira, da Ceperj, apresentou algumas ferramentas para a gestão do território junto às três esferas do governo, suas aplicações e contribuições. A plataforma Inde, criada pelo Governo Federal, de acordo com Oliveira, é extensiva a governos e municípios, e a diversas áreas, de educação, saúde, segurança e outras. “Buscamos uma adesão maior dos municípios, para construir um banco de dados mais amplo e completo”, explica.

No ambiente, seriam compartilhados dados de secretarias, do IBGE, da própria Ceperj, além de instituições de pesquisa e, claro, do próprio município. “A proposta é ampliar cada vez mais essa base, com mais e mais instituições contribuindo e tendo acesso a um grande volume de informações, o que reduziria custos e aumentaria a eficiência”, defende Oliveira.

Completando a apresentação, Marco Antonio Santos, também da Ceperj, destacou o desafio da coleta de dados, seja pela falta de continuidade em pesquisas, seja muitas vezes pela falta de capacitação para o tipo de trabalho, o que motivou o desenvolvimento de ferramentas eficientes, amigáveis e acessíveis. “Com acesso a informações mais precisas, os administradores públicos identificam com maior facilidade os gargalos de sua gestão, sendo mais objetivos em iniciativas e estratégias”, acredita.

 

5º Congresso Fluminense de Municípios / Aemerj
assessoria de imprensa