logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Convênio para reforço na segurança é assinado

Rio de Janeiro 26/10/2015

POR CÉLIA COSTA

Os agentes da operações Lagoa Presente, Aterro Presente e Méier Presente que, a exemplo da Operação Lapa Presente, farão a partir de 1º de dezembro o policiamento ostensivo nas três regiões do Rio, vão utilizar prioritariamente armamentos não letais. Serão 60 pistolas Taser e 60 sprays de pimenta carregados pelas equipes fornadas, cada uma, por dois policiais militares e um civil, que ficará encarregado de filmar todas as ações dos agentes. As operações no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Parque do Flamengo e mais de 20 ruas do Méier fazem parte do convênio de R$22 milhões entre o Sistema Fecomércio RJ, que pagará a conta, e o governo do Rio. O governo do estado fornecerá armas e veículos. A parceria será formalizada na segunda-feira, num convênio que será assinado com o governo do estado no Hotel Copacabana Palace, durante o lançamento do Mapa do Comércio 2015, que reúne estatísticas sobre a atividade.

— Decidimos nos integrar e construir soluções para um dos temas mais importantes para a população, a Segurança Pública. Vivemos o tempo da responsabilidade social, em que empresários e entidades da sociedade civil, devem participar com ações concretas, e não apenas cobrar das autoridades todas as saídas — disse Orlando Diniz, presidente do Sistema Fecomércio RJ.

Segundo o capitão PM Leonardo Laureano, coordenador do Lapa Presente e um dos m dos responsáveis pelo planejamento operacional do projeto, as equipes que atuarão nos três locais trabalharão em dois turnos. O patrulhamento será realizado das 6h às 22h. As operações contarão com bicicletas, motocicletas, viaturas e vans. Assim como acontece na Lapa, moradores e visitantes das áreas beneficiadas pela Operação Segurança Presente contarão com serviço de atendimento telefônico, que garante anonimato ao denunciante.

O governador Luiz Fernando Pezão vai participar do lançamento da segunda edição do Mapa Estratégico do Comércio. Elaborado pelo Sistema Fecomércio-RJ, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, o levantamento vai embasar as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2016 a 2020. O Mapa reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial. Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa será um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ, braço de Educação Profissional do Sistema.

Participarão da cerimônia, empresários e representantes dos sindicatos e das prefeituras do estado, parlamentares, e o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, convidado para falar sobre segurança e educação. A apresentação será feita pelo presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, que debaterá os diferentes aspectos do documento com os economistas Fábio Giambiagi e Samuel Pessoa e com o jornalista Gilberto Dimenstein, sob a mediação do colunista George Vidor.

Fonte: O GLOBO