logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Dirigentes devem validar no Simec lista de escolas prioritárias para o "Mais Educação"

Rio de Janeiro 03/05/2016

Está liberado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR) a adesão, por parte dos Dirigentes Municipais de Educação à participação ao “Programa Compromisso de extensão da jornada escolar em escolas públicas de educação básica prioritárias”. Tratam-se das escolas identificadas pelo Ministério da Educação (MEC), em função do baixo desempenho obtido na Prova Brasil 2013, com o objetivo de assegurar a elevação dos níveis de alfabetização e letramento no ensino fundamental, a partir do Programa Mais Educação.

Na prática, isso significa que os Dirigentes Municipais de Educação devem acessar o Simec para validar a lista disponível no sistema com as escolas prioritárias de cada município e aderire ao compromisso de extensão da jornada escolar, para receberem os recursos atrelados ao Mais Educação. Posteriormente, os diretores das escolas farão a adesão ao Programa, por meio do PDDE Interativo apresentando o plano de atividades.

Confira abaixo o passo a passo para fazer essa adesão:

1. O Dirigente Municipal de Educação deve entrar com o CPF e a senha do PAR no Simec (www.simec.mec.gov.br);
2. Clicar na aba “Programa Mais Educação - Escolas Prioritárias - Compromisso de Extensão de Jornada Escolar”;
3. Clicar no botão vermelho, no lado direito inferior da tela;
4. Clicar no “ok” da carta explicativa ao Sr(a) Dirigente Municipal de Educação;
5. Tomar conhecimento/ler o Termo de Compromisso;
6. Clicar em um dos botões vermelhos que estão ao lado do botão azul com a palavra “SAIR”, para aderir ou não ao Compromisso;
7. Está concluída a adesão ao Compromisso!
8. Posteriormente, quando abrir o Sistema PDDE Interativo para adesão ao Programa Mais Educação, essas escolas estarão junto as demais escolas do PME disponíveis para a direção da escola fazer a adesão apresentando seu plano de atividade.

Segundo a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC), não há prazo para realizar a adesão. A recomendação, entretanto, é realiza-la o quanto antes.

Entenda como vai funcionar o Mais Educação

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em março que o programa "Mais Educação" será reformulado e fará parte de uma estratégia que visa atender prioritariamente as escolas cujos estudantes apresentam problemas de alfabetização e letramento. Os recursos disponíveis para o programa serão direcionados para as 26 mil unidades da rede que, segundo o Ministério, respondem por 70% dos problemas de alfabetização do pais.

Fonte: Undime com informações da SEB/ MEC