logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Prefeitos e prefeitas do estado do Rio de Janeiro se articulam para enfrentamento da crise política/financeira

Rio de Janeiro 07/07/2016

No dia 06/07/2016 34 prefeitos e prefeitas do Estado do Rio de Janeiro se reuniram para relatar, discutir e principalmente traçar estratégias conjuntas para o enfrentamento da grave crise política e financeira que é nacional e estadual, mas, cujas consequências são vivenciadas nos territórios municipais.
A reunião foi promovida pela AEMERJ e coordenada pelo Prefeito Anderson Zanon que preside a Associação.

Teve como pauta única a definição de uma agenda pró-ativa para busca de ações e medidas que contribuam para minimizar as graves consequências, para a população da crise política e financeira sem precedentes que assola o País e todos os gestores públicos sem, distinção.

As medidas propostas pelos prefeitos(as) presentes durante a reunião convergiram para ações em duas principais direções:
1- Fortalecer a base de apoio político dos prefeitos(as) do ERJ, articulados pela AEMERJ, junto a esferas do legislativo, órgãos de controle e judiciário
2- Ampliar de forma integrada as ações de divulgação e comunicação social sobre a realidade enfrentada pelos gestores municipais e as consequências para a população.

As ações se darão na esfera Nacional e Estadual, envolvendo integrantes do executivo, legislativo e judiciário.

Uma primeira conquista desta ampla mobilização dos prefeitos(as) fluminenses foi obtida hoje com a redefinição para o patamar de 1% do FPM que estava definido em 0.75%. O presidente da AEMERJ participou da reunião com o Ministro e repassou a boa notícia!!

Para a próxima semana esta prevista reunião com o Presidente da ALERJ Deputado Estadual Jorge Picciani onde novas conquistas são esperadas no âmbito estadual.

A mobilização também pretende envolver estratégias de divulgação e informação para a população sobre a gravidade da crise política e financeira e as consequências para a população e para a qualidade e equidade dos serviços públicos prestados pelos municípios.