logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Amplitude dos temas marcam as Palestras do 4º Encontro

Rio de Janeiro 25/11/2016

Palestra I

O Mapa Estratégico do Comércio

CarlosAugustoFGVA primeira Palestra do 4º Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos RJ, contou com a participação de Carlos Augusto Costa, da Fundação Getúlio Vargas e de Marcelo Fiorini, presidente do SICOMÉRCIO Petrópolis.

Resultado de uma parceria do Sistema FECOMÉRCIO com a Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Mapa Estratégico do Comércio é feito através da coleta de dados e propostas obtidos numa agenda de debates públicos nos diversos municípios das regiões do estado. Segundo Costa “tem sido grande o progresso na construção do Mapa Estratégico do Comércio”.
Acrescentou ainda que “o Mapa é um instrumento diagnóstico e estratégico. Já foram realizadas 11 oficinas regionais, com mais de 241 atores, entre representantes de empresários, trabalhadores e vem contando também com a presença do setor público. Foram reunidas mais de 1.255 propostas estratégicas”. Sobre o 4º Encontro ele ainda saudou “a parceria entre a AEMERJ e a FECOMÉRCIO”, dizendo que “foi uma oportunidade excelente para os novos prefeitos, uma economia de tempo para eles acessarem dados, pois, a rigor, levariam quase seis meses para tomar pé da situação”.
Por sua vez Marcelo Fiorini observou “a crescente perda de postos de trabalho em Petrópolis”, falou também da sua participação: “como empresário gostei muito de ter participado e é importante a participação do poder público local nas oficinas, para compor o Mapa. Como presidente do SICOMÉRCIO, tenho uma grande expectativa com os resultados”.

Palestra II
Financiamento e oportunidades para os municípios

MarcusViniciusUm farto cardápio de produtos da CAIXA que “facilitam o cotidiano das administrações municipais” foi o que apresentou Marcus Vinícius Rego, Gerente Nacional de Segmentos de Governo.
O palestrante falou também todas as condições necessárias para que sejam firmados os contratos, que a burocracia vem diminuído e que “desde a área de financiamento até a parte de pagamento da folha salarial, a CAIXA oferece uma infinidade de oportunidades” concluiu.

 

Palestra III
A Polícia Civil em defesa de quem precisar

Um panorama histórico que veio desde a sua fundação em 1808 até osCarlosLeba nossos dias, foi o que o novo chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Carlos Augusto Leba, apresentou no começo de sua fala no 4º Encontro. O delegado lembrou que “o período de fusão do nosso estado, na década de 1970, sobrecarregou a Polícia Civil nas suas tarefas”. Destacou ainda a importância do convite da AEMERJ garantindo a representação da Polícia Civil no 4º Encontro.
Sobre o período de crise que atravessamos, Leba acrescentou: “a grave situação econômica não implica necessariamente no aumento de delitos”.
Aproveitando a oportunidade da presença de vários delegados na plenária, Carlos Augusto Leba quis “parabenizar Miracema e Campos pela recente prisão de traficantes e homicidas” respectivamente.

Palestra IV
A importância da integração dos municípios na rede nacional de simplificação do registro da legalização de empresas e negócios

JulianaBastosConsiderada uma das maiores dificuldades do setor produtivo no registro e instalação de empresas no estado, a burocracia foi tema da quarta palestra do 4º Encontro.
Com a perspectiva de mostrar caminhos para superação desses obstáculos, Juliana Lohmann, da Gerência de Políticas Públicas do SEBRAE/RJ, exibiu na sua apresentação, um filme bem divertido que apontava a “via crucis” de quem enfrenta a burocracia. Em outro filme, este institucional, mostrou os sistemas que o SEBRAE – RJ vem desenvolvendo para auxiliar os novos empreendedores. Juliana acrescentou que “as dificuldades vão melhorando”.
A Assessora da JUCERJA Bianca Simões, mostrou passo a passo o caminho da constituição e legalização de empresas.