logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Educação Profissional

Rio de Janeiro 29/11/2016

Painel II
Educação Profissional
AndreaRamalContando com a participação de Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC – RJ, consultora de Educação da TV Globo e colunista de Educação do portal G1 e de Lourdes Luz, diretora de Educação do Sistema FECOMÉRCIO, a Educação Profissional foi tema do segundo Painel do 4º Encontro e mostrou a importância e atenção com que deve ser tratado.

Num rápido diagnóstico Andrea mostrou como está a educação profissional no Brasil e no Rio de Janeiro, segundo o Censo Escolar. “Constatou-se que um dos principais problemas é o analfabetismo funcional que tem seu início já no terceiro ano do ensino fundamental”. Sua apresentação mostrou ainda que “existem 1,6 milhão de jovens entre 15 e 17 anos fora da escola. Faltam verbas, gestão e continuidade”.

Como forma de reverter este cenário adverso, Andrea apresentou um caso deLourdesLuz sucesso como o Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos NATA, em São Gonçalo, primeira escola de tecnologia de alimentos do Estado do Rio. Uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Agricultura (SEEDUC e SEAPEC), com o Grupo Pão de Açúcar e a Cooperativa Central dos Produtores de Leite (CCPL). “O projeto já venceu prêmios internacionais, gerando empregos através da capacitação técnica” concluiu Andrea.

“A metodologia educacional do Sistema FECOMÉRCIO é baseada em três pontos chaves: Aprender fazendo, Trabalhar em equipe e Ser proativo”, foi assim que Lourdes Luz começou sua exposição. Acrescentou que “ao promover o evento Novos Talentos o Sistema FECOMÉRCIO tem recebido, ano a ano, um número crescente de inscrições. Agora em 2016 mobilizamos 30 mil alunos”.