logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Governo federal assina regime de recuperação fiscal com o Rio de Janeiro

Rio de Janeiro 06/09/2017

O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia, homologou nesta terça-feira (5) o regime de recuperação fiscal do Rio de Janeiro. Durante a solenidade de assinatura, ele afirmou que apesar de divergências sobre o texto, “esse era o único caminho possível”. Agora, com essa medida, o estado terá condições de reorganizar as contas e sair da crise.

Após assinar o decreto, Maia argumentou que a situação do Rio deixa ainda mais evidente a necessidade de uma reforma da Previdência para que o País não chegue às condições que o estado têm enfrentado. “Quando a gente olha os gastos, os números, a gente vê que sem a reforma da Previdência, sem discutir de forma clara os gastos, nós, em breve período, teremos situação a nível federal muito parecida com a situação que o Rio tem”, afirmou.

Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o ajuste fiscal do estado está dividido em quatro pontos. Aumento de receitas por meio de corte de isenções e mudanças nas alíquotas de contribuição previdenciárias; corte de despesas; suspensão temporária das cobranças de dívidas do estado pela União; e obtenção de um empréstimo junto a bancos públicos e privados.

“Com isso, o plano de ajuste fiscal do estado atinge seu ponto de equilíbrio. Volta a pagar contas em dia e aí, então, começa a voltar à normalidade”, argumentou o ministro durante entrevista à imprensa. “O plano exige ajuste rigoroso por parte do estado do Rio de Janeiro. A ideia é que, dentro de alguns anos, o Rio de Janeiro encontre seu equilíbrio fiscal”, ponderou.

O que aconteceu com o Brasil e com o Rio nos últimos anos mostra a importância do equilíbrio nas contas públicas para todos