logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

AEMERJ participa da entrega dos Planos Municipais de

Rio de Janeiro 20/10/2017

Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

A Secretaria de Estado do Ambiente - SEA, a Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro - AEMERJ e o Instituto de Estudos da Religião - ISER, entregaram na manhã do dia 20 de outubro, os Planos Municipais de Conservação e Recuperação
da Mata Atlântica, a 13 municípios do Noroeste fluminense, todos representados em evento no Prédio Administrativo da Cidade de Itaocara. Os Planos vêm sendo realizados pelo arranjo institucional composto pelo governo do estado e essas instituições.

Estavam presentes o Deputado Estadual André Corrêa e os prefeitos Agnaldinho, de Cambuci; Gilson Nunes Siqueira, de Cardoso Moreira; Margareth Soares, de Italva;

Clóvis de Barros, Miracema; Silvestre Gorini, de Varre-Sai; Josias Quintal, de Santo Antônio de Pádua; Marcionilio Moreira, de São Jose de Ubá e do anfitrião Manoel Queiroz Faria.

Num momento dramático, quando 10 municípios estão em estado de emergência por conta da seca e da queimada no Noroeste fluminense, os Planos são uma ferramenta importante para gestores e cidadãos no planejamento e ação para proteção do Bioma Mata Atlântica, característico na região, como nos falou o prefeito Agnaldinho, e acrescentou que: “No nosso município estamos enfrentando uma seca de quase dois meses.

Agnaldinho, Prefeito de Cambuci

 

Atualmente mesmo com todo o trabalho de reflorestamento de nascentes, de termos uma reserva florestal com 4.400 hectares, do trabalho de conscientização da nossa Secretaria de Educação com proprietários e pequenos produtores rurais, ainda não foi o suficiente pra evitar essa calamidade da seca seguida do fogo. Por isso eu creio que o lançamento dos Planos nesse momento, é mais que oportuno”.

A crise hídrica também tem origem na má conservação das nascentes e os dados contidos nos estudos e orientações dos Planos, fortalecem políticas públicas e boas práticas de conservação.

Renata Lopes - coordenadora do Programa de Apoio à Criação de Unidades de Conservação
municipais- Prouc da Superintendência de Biodiversidade e Floresta da SEA, fazendo a
exposição

Veja aqui mais fotos!