logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

AEMERJ QUER INVESTIMENTOS EM VACINAS JÁ!!

Rio de Janeiro 04/03/2021

A pandemia da Covid 19 mostra toda sua força na maioria dos estados brasileiros, que estão em colapso pelo grande número de casos, excesso de contaminação, gerando falta de leitos de UTI, filas enormes e falecimento de muitos cidadãos. Mais de 1800 mortes em um só dia.

O Estado do Rio segue em uma fase um pouco melhor, mas sabemos que isso não vai permanecer, a menos que os municípios e o Estado adotem política de  distanciamento social severa, usorigoroso de máscaras e o fim de qualquer tipo de aglomeração, também estaremos destinados ao mesmo
colapso, com filas de pacientes graves para as prefeituras resolverem.

Tivemos reunião em conjunto com a CNM e presidentes de todas as Associações Estaduais de Municípios do Brasil com o Ministro Eduardo Pazuello onde o mesmo informou a distribuição de mais 2,5 milhões de doses esta semana e outro tanto na semana que vem.

Cobramos do Ministério da Saúde um maior empenho na compra de vacinas, no reforço dos investimentos para que o Brasil domine todo o processo de produção da vacina e não dependa do exterior para salvar o nosso povo desse flagelo.

Também cobramos investimento em vigilância genômica, para que possamos detectar a tempo as variantes que tem surgido do coronavírus, realizar os testes de eficiência das vacinas e termos capacidade de adotar as medidas pertinentes. Vale destacar que a variante “Manaus” do vírus foi detectada pelo Japão e não pelo Brasil.
Por fim, valorizamos todas as iniciativas de compra de vacinas, aprovadas em lei federal, seja por municípios de forma consorciada ou pelos estados, na busca de ajudar o Brasil a acelerar o processo de vacinação, e entendemos que todas as doses devam ser disponibilizadas pelo PNI – Programa Nacional de Imunização, referência internacional que é executado na ponta pelo municípios, de forma que todos os brasileiros tenham acesso igual às vacinas, que ninguém fique para trás ou seja discriminado.

Somente com um sistema de saúde público forte e eficiente vamos vencer este flagelo da pandemia que afeta a todos nós!

Luiz Antônio da Silva Neves
Presidente da AEMERJ