Planos Municipais da Mata Atlântica no Rio de Janeiro
A AEMERJ apoia os municípios fluminense para elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro.
Os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica são uma ferramenta de planejamento e ação municipal para proteção do Bioma Mata Atlântica.
A AEMERJ integra um arranjo institucional constituído pela SEA, através da Superintendência de Biodiversidade e Florestas pelo ISER na Elaboração dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Este arranjo institucional elaborou 24 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica.
Os 14 Planos da Mata Atlântica do Noroeste Fluminense foram os pioneiros a serem realizados de forma regionalizada. Isso foi possível pela parceria estratégica com o Conselho de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Noroeste - COSEMMA.
Esta experiência regionalizada serviu de referência para realização de outros 10 Planos da Mata Atlântica na Região Lagos São João em parceria com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João.
A experiência de elaboração dos PMMA de forma regionalizada foi consagrada como uma boa experiência no cenário nacional, inspirando outros estados a fazerem da mesma forma.
Conheça os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica nos 24 municípios fluminenses:
14 Planos Municipais no Noroeste Fluminense!
- Aperibé
- Bom Jesus do Itabapoana
- Cambuci
- Cardoso Moreira
- Italva
- Itaocara
- Itaperuna
- Miracema
- Natividade
- Porciúncula
- Santo Antônio de Pádua
- São Fidelis
- Varre Sai
- São José de Ubá
10 Planos Municipais na Região Lagos São João!