logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

Leia mais...

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Ppps são alternativa para acelerar obras de saneamento na região metropolitana

 

Rio de Janeiro 07/05/2015

O programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Governo do Rio, lançado pelo governador Luiz Fernando Pezão na última segunda-feira (4/5), poderá ser usado para acelerar as obras de ampliação da rede coletora de esgoto nos municípios da Região Metropolitana. Essa foi a opinião da maioria dos participantes do seminário "Rio Metropolitano: Desafios Compartilhados", promovido pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental em parceria com o Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) e a Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), nesta terça-feira (5/5), em Duque de Caxias, dedicado ao tema saneamento.

O secretário de Ambiente, André Corrêa, um dos palestrantes do seminário, ressaltou a importância do modelo de parceria como alternativa eficaz do poder público para realizar as grandes obras de saneamento.

- Precisamos superar os modelos tradicionais de licitação - afirmou.

O diretor de Relações Institucionais do Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sindcon) , Carlos Henrique Cruz Lima, observou que as PPPs são uma boa fórmula que combina concessão de serviço público com subsídio governamental.

- Só com a iniciativa privada não se resolve nada - destacou.

O secretário-executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, chamou atenção para o planejamento urbano e a integração entre os municípios e o estado como forma de resolver os principais problemas da região metropolitana, como o saneamento, a mobilidade, saúde e segurança.

- Acredito que a solução é a urbanização integrada. Demandas isoladas não vão resolver. É preciso ter a visão de que, só conseguiremos integrar a população onde temos os índices de desenvolvimento humano mais baixos se oferecermos o mínimo de infraestrutura. E o saneamento é o primeiro desafio - destacou Vicente Loureiro.

Jorge Briard, presidente da Cedae, anunciou o investimento de R$ 3,4 bilhões para universalizar a distribuição de água potável na Baixada Fluminense. Ele afirmou que, nos próximos seis meses, serão feitos estudos para que a implantação do esgoto sanitário na região alcance a mesma celeridade que a do abastecimento de água.

Ressaltando que o objetivo do seminário foi discutir uma nova institucionalidade para região metropolitana, o secretário- executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, lembrou que os primeiros passos nesse sentido foram dados

pelo Estatuto da Metrópole, sancionado pelo governo federal, e com a publicação de acórdao pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estabelecendo que prefeituras metropolitanas e o estado devem resolver juntos questões de saneamento e outros temas de interesse comum.

Na segunda-feira (4/5), o governador Luiz Fernando Pezão anunciou o início dos estudos técnicos que balizarão as PPPs de saneamento para a Baixada Fluminense, Itaboraí e São Gonçalo, onde moram 5 milhões de pessoas, um terço da população do estado. As parcerias incluem também projetos nas áreas de mobilidade urbana e fronteira tecnológica.

Durante o encontro, ficou definido o calendário para os próximos temas do seminário: no dia 13 de maio, no auditório da Firjan em Nova Iguaçu, será dedicado a discutir Mobilidade; no dia 20 de maio, no Teatro Municipal de Niterói, o tema contemplado será Segurança; no dia 28 de maio, no Sesc de São Gonçalo, Saúde; e no dia 1º de junho, na Firjan do Rio, o encerramento será com o tema Planejamento.

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook