logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

Leia mais...

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

ABM protocola pedido de criação de Mesa Federativa no Congresso

Rio de Janeiro 07/05/2015

A Associação Brasileira de Municípios protocolou no dia 29 de abril um ofício reivindicando ao deputado André Moura, relator da Comissão Especial sobre Pacto Federativo, a criação de uma ‘Mesa Federativa’ no Congresso, com o objetivo de criar um espaço de diálogo entre as entidades municipalistas e deputados e senadores, para discussão de projetos em tramitação no órgão que interferem no cotidiano dos municípios. No ofício, o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, cita como exemplo leis que definem novos pisos salariais e também aquelas que estabelecem prazos para a implantação de políticas públicas, como é o caso do encerramento dos lixões.

De acordo com o documento enviado à André Moura, “o Legislativo tem definido, através da criação de novas leis, a conduta a ser adotada pelas Prefeituras em diversas áreas, porém sem apontar alternativas viáveis ou consultar os(as) prefeitos(as) sobre as possibilidades de cumprimento das mesmas, o que demanda a criação de um canal de diálogo constante entre as entidades municipalistas e o Congresso”.

O presidente da ABM ainda sugeriu que a mesa siga o modelo do proposto pelo CAF (Comitê de Articulação Federativa da Presidência da República). “O CAF, embora esteja inativo atualmente, já nos rendeu muitos avanços, como a portaria interministerial 507, que desburocratiza os convênios com a União e também o programa Mais Médicos”, argumenta.

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook