logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

Leia mais...

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Planejamento é a chave do sucesso, diz Irineu Frare

Rio de Janeiro 08/10/2015

Os trabalhos da tarde do 5º Congresso Fluminense de Municípios foram retomados com a palestra do professor Irineu Frare, sobre Processo de construção do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Frare relembrou como estava a economia brasileira em 2009, comparando-a com o momento atual. “Sempre vivemos tempos de mudança, o importante é ter planejamento e saber executar”, indicou.

Frare citou a experiência da cidade de Sobral, que apresentava um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) muito baixo no ano 2000 e, em menos de 10 anos, conseguiu se tornar um exemplo de educação, a partir de uma revolução bem planejada. “O índice de alfabetização lá hoje é de 95%”, frisou o economista da Fundação Getulio Vargas.

Com intenção de diagnosticar e definir diretrizes estratégicas que apoiem os municípios na criação de políticas públicas, Frare vem coordenando os trabalhos de criação do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro 2015-2020, com apoio da Fecomercio e do Senac. “O objetivo é apoiar ações para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do setor de comércio no estado, com foco no papel da educação como alavanca do desenvolvimento”, definiu o professor. O trabalho completo será lançado no próximo dia 26 de outubro.

 

5º Congresso Fluminense de Municípios / Aemerj
assessoria de imprensa

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook