logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

Leia mais...

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Projetos que podem trazer mais recursos aos Municípios são destaque no Ação do Rio

Rio de Janeiro 23/02/2016

O Ação Municipalista continua nesta terça-feira, 23 de fevereiro com um painel sobre a pauta prioritária do movimento. Os gestores cariocas recebem informações a respeito do pacote de proposições encaminhado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ao Congresso para garantir mais recursos aos entes federados.

“Um total de R$ 33 bilhões. Esse foi o montante conquistado pela CNM ao longo dos últimos anos aos Municípios brasileiros”, afirmou o consultor da entidade, Eduardo Stranz. Uma das contribuições foi o repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), antiga reivindicação da CNM. Além de entender como aconteceu essa conquista, os participantes puderam conferir a previsão do repasse do 1% do Fundo de julho deste ano aos Municípios do Rio de Janeiro.

Stranz conduziu sua apresentação falando sobre possíveis recursos que podem ser obtidos para amenizar a crise financeira que paira sobre as cidades brasileiras. Entre eles, a repatriação de ativos no exterior, prevista na Lei 13.254/2016. A redação inicial previa uma tributação de 15% de imposto e mais 100% de multa sobre os recursos não-declarados no exterior. O segundo percentual seria partilhado com estados e Municípios. Porém, como Stranz alertou, um veto presidencial cancelou essa distribuição da multa com os entes federados, destinando os recursos arrecadados apenas com a União.

Para a CNM, esse veto precisa ser derrubado. A entidade encoraja os gestores que se mobilizem para a retomada do tema no Congresso Nacional. “Esses 15% podem ser o combustível que vai aumentar o FPM deste ano”, exclamou Stranz.

Outros temas como o retorno da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o piso do magistério e a tramitação do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) também foram apresentados.

Rede Municipalista
Como forma de somar os esforços dos gestores, o consultor da CNM chamou a atenção dos presentes para fazerem parte da Rede Municipalista. Esse projeto da entidade surgiu na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e busca reunir pessoas que possam ser o ponto de contato da Confederação no Município. Mais informações sobre a Rede estão disponíveis no site da CNM.

Fonte:CNM

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook