logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

Leia mais...

CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

Leia mais...

Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

Leia mais...

Secretaria de Governo da Presidência anuncia cartilha sobre encerramento de mandato no II Encontro Nacional de Municípios

Rio de Janeiro 03/03/2016

O II Encontro Nacional de Municípios foi concluído com uma mesa sobre Encerramento de Mandato. Os participantes abordaram a importância da transparência e a responsabilidade fiscal para os municípios, além de uma exposição sobre o Sistema de Gestão de Convênios de Repasses – Siconv. Também foi apresentado conteúdo da cartilha de “Orientação para o Gestor Municipal”, editada pela Secretaria de Governo, com a exposição da assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos (SAF),Paula Ravanelli. A moderação do grupo ficou a cargo da prefeita de Nova Bandeirantes (MT), Solange Kreidloro.

A cartilha traz informações atualizadas sobre as normas que devem ser cumpridas pelos prefeitos e vereadores que estão deixando os cargos, além de instruções e orientações para que os gestores possam administrar a transição de maneira eficiente. “Temos várias recomendações que abordam a continuidade dos programas federais e os municípios são os grandes parceiros do governo federal para fazer chegar vários programas, principalmente na área de políticas sociais e desenvolvimento urbano”, disse Paula Ravanelli, ao comentar sobre o conteúdo da publicação, que pode ser acessada na página www.portalfederativo.gov.br/publicacoes. (Apresentação Paula Ravanelli)

O coordenador de Relações de Finanças de Estados e Municípios do Ministério da Fazenda, Alex Fabiano Teixeira , falou sobre a necessidade de se reforçar as normas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para os municípios. “O problema não é a existência de regras, mas a aplicação das regras. Por isso convido a todos a participar do processo de reestruturação das contas públicas brasileiras”. (Apresentação Alex Fabiano Teixeira)

A secretária de Gestão do Departamento de Transparência Voluntária, Deborah Virgínia Macedo, discorreu sobre o Sincov que, segundo ela, inaugurou no País uma nova era na gestão pública, renovando a relação entre a administração pública federal e os estados e municípios. “É importante que o próprio gestor acompanhe onde o recurso está disponível. Em se tratando de final de mandato, é fundamental que este acompanhamento seja feito semanalmente”, sugeriu. (Apresentação Deborah Aroxa)

Os meios empregados para dar mais transparência à gestão e aos recursos públicos foram tratados pelo coordenador-geral de cooperação federativa e controle social da CGU, Adenísio Álvaro Oliveira de Souza, como a Lei de Informação e o Portal das Transparência do Governo Federal. O coordenador da CGU também convidou os prefeitos a aderirem ao Programa Brasil Transparente, criado pela CGU, para auxiliar estados e municípios na implementação de governo transparente. “A transparência é importante tanto para o gestor, como instrumento de melhoria na administração pública, quanto para a sociedade, que se mantém informada de todas as ações do Executivo.” (cgu alvaro )

O II Encontro Nacional de Municípios conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Eletrobras, Caixa Econômica Federal e Governo Federal e apoio do Governo de Brasília.

Fique por dentro

EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

Facebook