logoNova017

 

INTRANET | WEBMAIL
       aemerj@aemerj.org.br
 Av. Rio Branco 245, 20º andar
 21 2544-2561 / 21 2544-2348 
Centro  CEP - 20040-917

Destaques

Municipalismo e Ação

Prefeitos

Prefeitura de Piraí lança programa de apoio aos trabalhadores que perderam emprego durante a pandemia

Rio de Janeiro 21/05/2020

A Prefeitura de Piraí, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Ciência e Tecnologia lançou o Programa de Apoio ao Trabalhador Covid 19. O programa tem como objetivo levantar os dados dos trabalhadores que perderam seu emprego ou sua renda durante a pandemia do Coronavírus.

Leia mais...

Os municípios fluminenses agora tem mais tempo para se inscreverem no ICMS Ecológico: até 11 de maio.

Rio de Janeiro 04/05/2020

Com dez anos de existência, o imposto incentiva as prefeituras a investirem em ações sustentáveis e promove a recuperação, conservação e proteção dos recursos naturais em todo território fluminense.

Leia mais...

Votação do 2º turno da PEC do Orçamento de Guerra será na sexta-feira

Rio de Janeiro 16/04/2020

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou que ocorrerá na sexta-feira (17), a partir das 10h, a votação do segundo turno da proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC do Orçamento de Guerra (PEC 10/2020).

Leia mais...

Abrasco divulga 10 pontos urgentes para os futuros governantes e parlamentares

Rio de Janeiro 28/09/2018

A Saúde tem sido apontada em muitas pesquisas como sendo a maior preocupação da população, a área lidera a lista de preocupações dos brasileiros desde dezembro de 2016, quando ultrapassou corrupção. Exatamente quando se comemora 30 anos do Sistema Único de Saúde – SUS são muitos os desafios que o próximo presidente do País terá para enfrentar na área.

A duas semanas do primeiro turno das eleições, a Abrasco acompanha as principais propostas dos candidatos para a área de saúde e encaminhou uma carta compromisso aos 13 candidatos ao Palácio do Planalto com as propostas que consideramos prioritárias e imediatas para a Saúde e pedimos a adesão dos candidatos através da assinatura deste documento que reúne 10 pontos de agenda fundamental de compromisso com a melhoria da Saúde no Brasil. “A partir de janeiro precisamos ter governantes que atendam o SUS, com a democracia, direitos de gênero, inclusão social, diversidade”, alerta Gulnar Azevedo, presidente da Associação.

Conheça os 10 pontos Abrasco para uma agenda fundamental de compromisso com a melhoria da Saúde no Brasil:

1. Acabar com o teto de gastos em educação e saúde;

2. Ampliar o investimento no Sistema Único de Saúde com prioridade para as regiões com vazios assistenciais;

3. Qualificar e ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família (a Atenção Primária) e garantir o acesso a serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, às urgências e à atenção hospitalar de qualidade;

4. Fortalecer a assistência farmacêutica do SUS, aí incluído o programa Aqui tem Farmácia Popular;

5. Fortalecer as regiões de saúde com responsabilidade pela gestão, regulação e coordenação das redes de atenção;

6. Construir uma política de pessoal integrada entre União, estados e municípios que contemple formação, plano de carreiras e definição de responsabilidades sanitárias;

7. Articular as políticas de saúde e ciência, tecnologia e inovação no sentido de assegurar a sustentabilidade do SUS e incentivar o desenvolvimento social;

8. Assegurar saneamento básico universal, com abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo para todos;

9. Reformular o modelo de gestão do SUS, com ênfase na qualidade e equidade da atenção, com mecanismos efetivos de avaliação e controle social;

10. Acabar com os subsídios ao setor privado de saúde e tornar a Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS independente das operadoras de planos.

Essas propostas devem ser encaradas como prioritárias e urgentes, são esses os desafios dos próximos presidente e parlamento eleitos. A Abrasco estará atenta em defesa do fortalecimento do SUS e do direito à Saúde.

Fique por dentro

Links úteis

Facebook