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Municipalismo e Ação

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Carta em apoio e reinvindicação ao Fundeb permanente: aprovação urgente para garantir o direito à educação pública

Rio de Janeiro 17/07/2020

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Rio de Janeiro - Undime-RJ e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Seccional Rio de Janeiro (Uncme/RJ) vêm, respeitosamente, por meio desta carta, solicitar aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado do Rio de Janeiro no Congresso Nacional a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)

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WEBCONFERÊNCIA CNM e Região Sudeste

Rio de Janeiro 09/07/2020
O Presidente da CNM, Glademir Aroldi, convoca a todos os Prefeito(as), chefes de Gabinetes, Secretários especial do Prefeito.

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MOBILIZAÇÃO AEMERJ PARA VOTAÇÃO DE PREFEITOS E PREFEITAS FLUMINENSES NAS ASSEMBLEIAS CNM

Rio de Janeiro 09/07/2020
A CNM esta realizando assembleias gerais extraordinárias, até o dia 11 de julho, de forma digital que necessitam da participação de todos os prefeitos e prefeitas, através de seus votos.

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Educação cordeirense continua investindo na escola inclusiva

Rio de Janeiro 26/11/2019

Educação cordeirense continua investindo na escola inclusiva

Formação Continuada aumenta aptidões dos profissionais nas escolas

Segundo o Ministério da Educação, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial, o conceito de escola inclusiva implica numa nova postura da escola comum. É preciso propor no Projeto Político Pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educandos, ações favoráveis à inclusão e sua opinião por práticas heterogêneas.

Tendo esse princípio como regra e também visando atender às metas 4 e 14 do Plano Municipal de Educação, a Secretaria de Educação de Cordeiro ofereceu aos profissionais de apoio escolar (mediadores) e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino um trabalho de Formação Continuada lançando mão do tema ‘Brincar é coisa séria: a Ludicidade no Processo Inclusivo’.

Os encontros obedeceram algumas regras e houve diversas etapas, incluindo aquelas em que foram feitas explanações sobre subtemas, seguidas de apresentações das adaptações curriculares realizadas nas unidades escolares, onde a prática mostrou que a inclusão vem alcançando e obtendo excelentes resultados no município.

Os encontros foram subdivididos da seguinte maneira: 31/10 – ‘A Importância do Brincar’; 05/11 – ‘A Educação e a Música’; 07/11 – ‘O Lúdico Através da Contação de Histórias’; 12/11 – ‘Recursos Audiovisuais como Instrumentos na Ludicidade’; 14/11 – ‘A Educação Inclusiva e as Adaptações Curriculares’.

A secretária de Educação Telma Macedo falou sobre o tema. “Essa troca é capaz de proporcionar uma relação entre teoria e prática, colocando conhecimentos e habilidades numa constante transformação. Inclusão, portanto, não significa simplesmente matricular os educandos com necessidades especiais numa classe comum e ignorar suas necessidades específicas. É preciso oferecer ao professor e a escola suporte às ações pedagógicas”, defende a professora.

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