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Destaques

Municipalismo e Ação

CNM repudia judicialização da desoneração; movimento atuará no STF para garantir a manutenção da conquista

25/04/2024

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) repudia profundamente que o governo federal atue pela retirada de uma conquista estimada em R$ 11 bilhões por ano ao judicializar a Lei 14.784/2023.

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CNM pede atenção aos gestores em relação aos novos prazos de prestações de contas

14/02/2024

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passa por mudanças no modelo atual de prestação de contas dos programas educacionais, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas do FNDE - SIGPC Contas Online.

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Após término do prazo, mais de cinco mil Municípios não enviaram informações do CDP; saiba o que fazer

31/01/2024

Mais de cinco mil Municípios estão no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc) e com isso ficam impedidos de receber transferências voluntárias e contratar operações de crédito. 

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Educação cordeirense continua investindo na escola inclusiva

Rio de Janeiro 26/11/2019

Educação cordeirense continua investindo na escola inclusiva

Formação Continuada aumenta aptidões dos profissionais nas escolas

Segundo o Ministério da Educação, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Especial, o conceito de escola inclusiva implica numa nova postura da escola comum. É preciso propor no Projeto Político Pedagógico, no currículo, na metodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educandos, ações favoráveis à inclusão e sua opinião por práticas heterogêneas.

Tendo esse princípio como regra e também visando atender às metas 4 e 14 do Plano Municipal de Educação, a Secretaria de Educação de Cordeiro ofereceu aos profissionais de apoio escolar (mediadores) e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino um trabalho de Formação Continuada lançando mão do tema ‘Brincar é coisa séria: a Ludicidade no Processo Inclusivo’.

Os encontros obedeceram algumas regras e houve diversas etapas, incluindo aquelas em que foram feitas explanações sobre subtemas, seguidas de apresentações das adaptações curriculares realizadas nas unidades escolares, onde a prática mostrou que a inclusão vem alcançando e obtendo excelentes resultados no município.

Os encontros foram subdivididos da seguinte maneira: 31/10 – ‘A Importância do Brincar’; 05/11 – ‘A Educação e a Música’; 07/11 – ‘O Lúdico Através da Contação de Histórias’; 12/11 – ‘Recursos Audiovisuais como Instrumentos na Ludicidade’; 14/11 – ‘A Educação Inclusiva e as Adaptações Curriculares’.

A secretária de Educação Telma Macedo falou sobre o tema. “Essa troca é capaz de proporcionar uma relação entre teoria e prática, colocando conhecimentos e habilidades numa constante transformação. Inclusão, portanto, não significa simplesmente matricular os educandos com necessidades especiais numa classe comum e ignorar suas necessidades específicas. É preciso oferecer ao professor e a escola suporte às ações pedagógicas”, defende a professora.

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EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS DE GESTÃO AMBIENTAL

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